Já está em vigor a emissão do passaporte para cães e gatos para viagens nacionais e internacionais. A emissão do documento não é obrigatória, entretanto facilita e agiliza o transporte. O mesmo substitui o Atestado de Saúde e o Certificado Veterinário Internacional, ambos obrigatórios para o transporte nacional e internacional, respectivamente. O passaporte é aceito nos países membros do Mercosul: Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O documento necessita de informações sobre o animal, proprietário, além de certificado de vacinação e atestado de exame veterinário. Além disso, é preciso implantar um microchip no animal que conterá todas as informações do documento impresso. A solicitação do passaporte é realizada em uma unidade do Sistema de Vigilância Agropecuária, que pode ser no aeroporto, porto ou postos de fronteiras. O documento é emitido e enviado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento num prazo de 30 dias.

Maiores informações podem ser obtidas nos links abaixo:

http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/camaras_setoriais/Pet/6RO/App_Passaporte_6RO_Pet.pdf e http://www.agricultura.gov.br/animal/animais-de-companhia/transporte-internacional

A Clínica Veterinária Bicho Faceiro disponibiliza o serviço de aplicação de microchip, conforme os padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Procure-nos e esclareça suas dúvidas.