A giardíase é uma doença que acomete a maioria dos mamíferos incluindo cães, gatos e seres humanos. A infecção é veiculada principalmente pela água devido a contaminação dos mananciais com efluentes humanos e animais, mas também pode ocorrer pelo contato direto com animais ou seus dejetos contaminados.

A maioria dos animais apresentam uma infecção subclínica onde não são observados sintomas. Já, outros podem apresentar um amolecimento transitório das fezes no início da infecção. A infecção subclínica é um dos principais fatores envolvidos na disseminação da infecção, visto que não é possível suspeitar que o animal está doente. Sintomas mais intensos também podem ser observados, como diminuição do apetite, vômitos, letargia, diarréia e perda de peso.

Animais apresentando sintomas deverão ser tratados e monitorados pelo Médico Veterinário. Para prevenir a giardíase canina há disponível no mercado brasileiro uma vacina contendo trofozoítos inativados de Giardia. Estudos demonstram que apenas um pequeno números de animais apresentam diarreia mesmo sendo vacinados e que esta diarreia apresenta uma menor duração. Além disso, os animais vacinados eliminam menos oocistos nas fezes, diminuindo drasticamente a contaminação ambiental e a possibilidade de infecção de outros animais e seres humanos. Informe-se com seu Médico Veterinário e vacine seu animalzinho.