RAçAS FELINAS

HIMALAIA

Uma raça mais nova, a Himalaia, nasceu em 1950, quando cruzaram um gato Siamês com um Persa para criar um pet que tivesse corpo do Persa e a coloração do Siamês. Tem nariz achatado, peso entre 3,5 a 6 quilos e pelagem longa, exuberante, brilhante e cheia, de textura macia e sedosa, com o corpo claro e as extremidades coloridas. Olhos azuis, grandes, redondos, com expressão doce. Orelhas pequenas, redondas, corpo compacto e pernas curtas e grossas. São dóceis, silenciosos, caseiros, carinhosos e adoram colo.

PERSA

O Persa ideal deve aparentar um gato bem balanceado, com expressão doce e suave, estrutura óssea pesada, e pêlo muito cheio e denso, o que acentua a sua aparência arrendondada. A pelagem do gato Persa é longa em todo o corpo, e muito cheia. O gato Persa é elegante, compacto, bem balanceado, forte, que prefere estar no chão. Não apresentam entre suas especialidades a velocidade, ou a agilidade. A cabeça do gato Persa é arredondada, com bom espaço entre as orelhas.

SIAMêS

Talvez o mais antigo dos gatos, o siamês tem tamanho médio, é esbelto, refinado, elegante, magro, mas musculoso. Os exemplares machos da raça de gato Siamês são proporcionalmente maiores do que as fêmeas. O siamês é um gato gracioso, uma distinta combinação de ossos finos e músculos. O gato Siamês é resistente, tem excelente condição física e não é gordo. A pelagem é curta e sedosa, muito macia e predominantemente branca. O gato Siamês é, sem dúvida, muito inteligente, curioso e de natureza amável.

SRD (SEM RAçA DEFINIDA)

Os gatos Sem Raça Definida são bem antigos, pois há milhares de anos já cruzavam raças diferentes entre si. Por serem misturas, os gatos SRD podem ter diversas cores e tipos de pelagem, além de tamanhos, formatos e aparências. Não há um temperamento pré-definido, pois estes gatos possuem características de várias raças, mas sabe-se que são gatos saudáveis, carinhosos e amigáveis. Quando são resgatados da rua então, mais amorosos ainda podem ser, com gratidão a quem o salvou.