Alguns alimentos consumidos por seres humanos e por outras espécies animais podem representar riscos à saúde de cães e gatos, principalmente devido a diferenças de metabolização. Aqui estão listados alimentos comumente oferecidos, entretanto esta lista é muito maior. Para saúde e segurança de seu pet, é indicado que ele coma apenas ração de qualidade, com alto valor nutricional.

• Chocolate: a teobromina é o componente tóxico mais importante deste alimento. Quanto mais “puro” for o chocolate maior risco ele apresenta. Em ordem crescente de risco estão o chocolate branco, chocolate ao leite, meio-amargo, amargo e o cacau em pó. A ingestão de aproximadamente 60 gramas de cacau em pó é o suficiente para intoxicar um cão que pese 10 kg.

• Cebola e alho: A cebola contém componentes tóxicos que danificam as células vermelhas do sangue, provocando quadro anêmico. Já o alho provoca alterações cardiovasculares. O consumo de 5g/kg de cebola pelos gatos e de 15g/kg pelos cães é suficiente para causar alterações clínicas importantes.

• Uva e passas: A ingestão de qualquer quantidade destes alimentos é desaconselhada, pois pode causar lesão renal grave.

• Álcool: o etanol contido nas bebidas alcoólicas causa depressão do sistema nervoso central e do sistema respiratório. Cães não toleram o álcool nem em pequenas quantidades, então brincadeiras envolvendo bebidas alcoólicas devem ser desencorajadas.