O inverno está chegando e neste período os cães ficam mais vulneráveis a gripe canina, também chamada de tosse dos cães.

Um dos principais agentes causadores da gripe canina é a bactéria Bordetella bronchiseptica. Altamente contagiosa, é mais facilmente transmitida quanto maior for o número de animais em determinado local, especialmente durante o inverno. Além disso, ela também pode infectar seres humanos.

Os animais acometidos apresentam tosse constante, dando a impressão de engasgamento. Nos casos mais graves há também coriza, secreção nos olhos, falta de apetite e febre. A gripe pode evoluir para uma pneumonia, caso o cão não seja tratado corretamente.

Cuidados básicos para manter o cão longe do frio são importantes como forma de prevenção. Mantenha-o em locais cobertos, sem correntes de vento, ofereça camas, casas, mantas e roupas.

Além disso, a vacinação é importante para proteger o animal da gripe não só durante o inverno. A primeira imunização deve ser realizada nos filhotes, a partir da 8ª semana de vida. São duas doses, com intervalo de quatro semanas. Anualmente, os animais devem receber uma dose única de reforço. Como esta bactéria se estabelece na forma de uma infecção respiratória secundária, é importante também manter o animal vacinado anualmente com vacinas polivalentes, que oferecem proteção frente à várias doenças virais que podem “abrir as portas” para a gripe canina.