Aí estão alguns esclarecimentos para você que ainda tem um pé atrás quando o assunto é a castração do seu bichinho.

Este é um procedimento amplamente defendido pelos veterinários e por bons motivos. Nas fêmeas o procedimento reduz consideravelmente o risco de tumores de mama e infecções no útero, que são muito comuns, enquanto no macho afasta problemas na próstata.

O período mais indicado para a esterilização deve ser avaliado e discutido com seu veterinário. O ideal seria que tanto cães quanto gatos de ambos os sexos se submetessem a ela antes do primeiro cio, que ocorre lá pelo sexto mês de vida. Depois disso, sobretudo no caso de cadelas e gatas, a cirurgia já não funciona tão bem para evitar as doenças como os tumores de mama. Além disso, é muito importante que o animal já esteja com o esquema vacinal inicial e a everminação completos.

Se você tem medo da operação, fique tranquilo. A castração não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, embora represente um pequeno risco, como qualquer cirurgia. Ela é feita com anestesia geral e dura cerca de uma hora e meia. Por meio de uma pequena incisão os

testículos ou os ovários e o útero são removidos. O animal não precisa ficar internado e a recuperação é rápida. Poucos cuidados pós-cirúrgicos são necessários e, em geral, depois de sete dias os pontos já podem ser retirados.

Além das vantagens para a saúde, a esterilização muda para melhor o comportamento do bicho. O interesse sexual e o comportamento ligado à este são totalmente suprimidos. De quebra, a agressividade diminui e, no caso dos machos, ele deixa de urinar em todos os cantos da casa para delimitar seu território.

Anticoncepcional para animais

Há diversos contraceptivos orais e injetáveis para cães e gatos. Esses remédios têm sido muito usados para melhorar o comportamento e para prevenir gestações indesejadas. Porém, poucos sabem que os anticoncepcionais aumentam o risco de câncer e de infecções uterinas. Portanto, é uma alternativa menos saudável e no final das contas mais cara do que a castração.

Mas lembre-se! Este é um procedimento que só deve ser realizado pelo Médico Veterinário capacitado e em uma clínica veterinária, respeitando as normas sanitárias.