Um alimento completo para nossos animais deve oferecer níveis adequados de proteínas, vitaminas, minerais, gordura, fibras entre outros componentes. Vários tipos de matérias primas podem ser utilizadas na fabricação da ração (de melhor ou pior qualidade) o que influenciará consideravelmente o preço final do alimento.

Existe uma classificação não oficial, aplicada pelos fabricantes para designar a qualidade das rações: Super Premium, Premium e Standard. Rações Super Premium são fabricadas com matérias primas de primeira qualidade, com ótimo aproveitamento pelo animal (digestibilidade). Já as rações Standard ou de combate utilizam matérias primas de qualidade inferior, como subprodutos animais (chifre, casco, penas, bicos, farinhas) e proteínas de origem vegetal com pouco aproveitamento, como trigo, soja e milho. As Premium são de classificação intermediária. Essa classificação implica que quanto melhor a matéria prima utilizada, melhor será o aproveitamento do alimento pelo cão ou gato, ou seja, ele realmente utilizará todos os componentes daquele alimento pra um desenvolvimento e manutenção ideal do organismo. Além disso, rações de baixa qualidade farão com que seu animal precise comer uma maior quantidade, o que consequentemente aumentará o volume de fezes produzidas.

Além destas classificações podemos encontrar rações destinadas a filhotes, adultos e idosos, com componentes ideais e específicos para cada fase da vida. Também estão disponíveis no mercado rações especiais para raças específicas que leva em consideração particularidades raciais que podem sofrer influência positiva ou negativa de determinado alimento, e as rações terapêuticas, que são obrigatoriamente de prescrição veterinária, pois são destinados a animais portadores de alguma doença, e que se beneficiam com uma nutrição clínica de acordo com o problema (insuficiência renal, cardíaca, diabetes, obesidade).

Existe também a opção de ração seca e úmida (latas, saches), cuja composição básica é semelhante. Entretanto as formulações úmidas podem trazer o benefício do maior teor de água e da maior palatabilidade devido a forma, consistência e odor.

A escolha do alimento adequado refletirá na saúde e no bem-estar do seu animal. Lembre-se: o Médico Veterinário é seu aliado! Procure-o, esclareça suas dúvidas e encontrem juntos o melhor custo-benefício.