Este assunto poderá causar estranheza a muitas pessoas, mas também é dever do proprietário estar atento aos cuidados com a saúde bucal dos seus animais. Cães e gatos também podem desenvolver doença periodontal, caracterizada por uma inflamação dos tecidos de suporte do dente (periodonto), acompanhada de perda óssea. Em casos avançados poderão ocorrer graves consequências para o animal como perca de dentes, formação de abscessos, fragilidade e consequente fratura da mandíbula, dor de dente que dificultará a alimentação.

Podemos observar nos dentes dos animais a presença da placa dental fortemente aderida à superfície do dente, de aparência amarelada, formada por um biofilme de bactérias e saliva. Junto também poderá ocorrer a inflamação da gengiva e o mau hálito. Quando esta placa dental se mineraliza pela deposição de cálcio ocorre a formação do tártaro.

Mais do que estética e alterações locais, a doença periodontal pode ter consequências gerais para o animal. As bactérias presentes placa poderão atingir a corrente sanguínea e causar lesões inflamatórias em outros órgãos como rins, coração, fígado e pulmões.

Mas não se assuste! Você pode evitar que seu animal sofra com este problema. Desde cedo você deve aconselhar-se com seu médico veterinário sobre os cuidados com a saúde oral. Escovação dentária diária é a melhor forma de prevenção. Esta não é uma tarefa fácil, mas se seu animal for acostumado desde filhote as chances de sucesso aumentarão. Além disso, existem produtos desenvolvidos especialmente para a higienização oral em lojas especializadas, como escovas e pastas dentárias, barras mastigáveis, enxaguantes bucais e produtos para serem adicionados na água de beber. Em casos mais avançados onde já ocorreu deposição de placa e tártaro sobre os dentes, o médico veterinário poderá indicar a remoção no consultório veterinário. Entretanto, mesmo após este tipo de procedimento os cuidados com a higiene oral deverão ser mantidos como um hábito diário.